Este artigo apresenta o recorte de um projeto que teve como objetivo primordial auxiliar aos estudantes da comunidade do Oitero a resgatarem a identidade de remanescente Quilombola. Neste projeto contamos histórias tradicionais da comunidade quilombola do Oitero para estudantes em uma escola quilombola de Penedo/Alagoas. Este texto surge a partir de nosso compromisso social, como educadores e educandos da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Penedo, dentre quais alguns moradores da comunidade. Assumimos como metodologia de trabalho uma abordagem qualitativa a partir de uma proposta interventiva com ênfase na Identidade Quilombola, baseada na contação de histórias infantis com temática negra. Justificamos a relevância do projeto por que compreendemos que as escolas públicas devem agir de maneira a valorizar as identidades das comunidades em que estão inseridas, respeitando seus costumes, suas crenças e suas culturas, sobretudo, as que se encontram em comunidades tradicionais remanescentes de quilombo. Consideramos a importância do conhecimento contido nessas histórias, visto que (re)significam as práticas pedagógicas, contrastando um currículo preestabelecido. Notamos que durante o processo de contação das histórias houve empolgação e expectativa das crianças em relação ao enredo e o desfecho dos contos narrados. Entendemos que nesta ação, os sujeitos foram praticantespensantes em um processo dialógico coletivamente construído.