Este artigo tem por finalidade analisar a importância do planejamento docente em turmas do Ensino Fundamental nas séries iniciais e a sistematização do processo didático, apresentando a percepção de alguns professores da rede pública e privada de três municípios cearense sobre a temática do planejamento. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, para tanto para a coleta de dados foram elaborados questionários abertos. O planejamento didático é um método que trabalha as operações mentais, tais como: analisar, refletir, selecionar, dentre outras. Também é importante lembrar que o planejamento é um roteiro que o professor tem que seguir e por muitas vezes tem que dar-lhe vida, um colorido e inserir sua personalidade na realização. O planejamento está presente em todos os momentos da nossa vida, seja a curto ou longo prazo, não poderia ser diferente no âmbito escolar, por isso, deve ser de fundamental importância que seja bem elaborado e que envolva todos os profissionais da escola. É interessante salientar que o planejamento seja proveitoso para o professor e principalmente para o aluno, e não pode ser visto como receita pronta. O mais importante, é saber sempre planejar possibilitando aprendizagem.