Neste trabalho abordaremos a construção de uma sequência didática com interesse no ensino de Gravitação Newtoniana, conteúdo obrigatório de nossa matriz curricular para a educação básica. A proposta apresentada busca implementar uma forma alternativa para o ensino dessa unidade temática, explorando outro conteúdo obrigatório, segundo os PCNs, o ensino de Astronomia, escassamente aplicado na vivência escolar. A linha principal de atuação propõe uma sequência didática de 6 (seis) encontros abordando Astronomia, alternados entre 50 min e 110 min, como uma proposta condizente com a realidade das escolas públicas brasileiras. Durante a desenvolvimento dos temas, progressivamente, são incluídos conceitos da Gravitação Newtoniana, de modo a cumprir o conteúdo programático destinado para a área, além de implementar um discurso atual em Ciência, importante para que o discente possa ter contato com uma proposta de ensino ligado a pesquisa em Física, expondo a dinâmica da construção científica. O trabalho tem como base o escopo teórico protagonizado por Ausubel e sua Teoria da Aprendizagem Significativa, quando buscamos a consonância com a busca por organizadores prévios, a diferenciação progressiva para a construção dos conceitos de interesse e a reconciliação integradora, culminando em um momento de finalização com uma atividade de composição dos conceitos trabalhados. Em todos os encontros são destacados as competências e habilidades compatíveis com a dinâmica esperada para a atividade. Não obstante, destacamos que essa proposta será aplicada em uma escola de ensino médio na cidade de Araruna-PB e que as possíveis alterações durante a sua aplicação comporão um relato de intervenção que deve aprofundar as discussões deste trabalho.