Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO EM PLATÃO

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Para Platão, a educação vincula-se à política e tem por finalidade formar a classe dos governantes do Estado. Esse Estado é composto por indivíduos organizados em três classes sociais: produtores, guardiões e governantes. Para cada uma dessas classes, haverá um tipo de educação específico de acordo com determinados critérios, especialmente a função a ser executada e a capacidade cognitiva dos indivíduos que compõem cada classe. Platão recomenda que sejam realizadas avaliações periódicas visando selecionar os discípulos mais inteligentes – futuros governantes filósofos. A passagem da linha segmentada na República esquematiza os modos do conhecimento humano e remete à própria organização educacional, tal como propõe Platão nesse diálogo. Aos modos ou faculdades do conhecimento, poderíamos relacionar as etapas da educação platônica: uma espécie de percurso educativo que abrange a formação dos educandos desde a infância até a maturidade e sustenta sua epistemologia nesse esquema ontológico e cognitivo proposto pelo filósofo na alegoria da linha segmentada do conhecimento. Este trabalho promove uma reflexão em torno de algumas noções e ideias pedagógicas em Platão e busca contemplar uma discussão acerca de elementos cognitivos e políticos. Lança mão, para isso, da apresentação e interpretação de conteúdos filosóficos, tais como os textos de Platão e alguns comentadores, com vistas a tratar de questões pedagógicas muito caras em nossa época, está claro, dentro de um contexto específico do período clássico.

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