A teoria da Evolução é importante para a percepção de ciência e proporciona suporte para entendermos questões, tais como: a preservação ambiental e as consequências do uso desenfreado dos recursos naturais. É pertinente, o modo que os educadores estejam aptos para evidenciar esse tema nas escolas, de maneira que as crenças religiosas dos alunos sejam
respeitadas, ao modo que possam aprender a Evolução Biológica, visto que, hoje é um fato universalmente admitido pela comunidade científica. Nesse contexto é considerada de grande importância para o entendimento de diversos assuntos relacionados à grande área das ciências biológicas. Entretanto, pesquisas na área do Ensino de Biologia evidenciam grandes dificuldades a cerca de conceitos biológicos, o que se observa é uma dificuldade tanto pelo docente em abordar a temática em sala de aula, devido às lacunas decorrentes de sua formação inicial, quanto pelo discente de compreender o conceito. Em vista disso, a presente pesquisa buscou identificar e analisar o conceito prévio de Evolução Biológica de alunos graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (CSTR), campus de Patos, PB.