É notável a diferença de âmbitos de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e públicas, sabemos que a infraestrutura das salas, laboratórios e a diminuição de aulas de campo são fatores que são atingidos pela falta de recursos vindos do Governo, por essas razões, o presente trabalho propõe analisar as dificuldades encontradas no sistema de ensino superior o que acaba contribuindo para a não ocorrência de aulas de qualidade na Universidade Estadual Vale do Acaraú, situada na cidade de Sobral/CE. Ao longo desse estudo, foram aplicados questionários para professores de cinco cursos relacionados com a área de Ciências da referida instituição, sendo abordados seis professores de cada um destes, todos com tempo de docência variando entre três meses a vinte e quatro anos. Ficou evidente que os docentes se mostram insatisfeitos com os poucos recursos na qual a Universidade dispõe (dificuldades para conseguir aula de campo, materiais básicos para a elaboração de aulas práticas em laboratório e principalmente, falta de estrutura da Instituição de Ensino) já que são elementos fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos estudantes e de tal forma a escassez desses recursos promovem um grande prejuízo na aprendizagem nos discentes.