O objetivo desse estudo é refletir sobre o papel do coordenador pedagógico, suas atribuições para a organização do trabalho escolar, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino. Portanto, destacamos nessa escrita a importância do coordenador pedagógico nas escolas. O estudo trata de apresentar revisão teórica acerca das funções do coordenador pedagógico, destacando a criticidade como caminho condutor das reflexões, questionando os inúmeros papéis muitas vezes assumidos por esse profissional, em busca de delinear seu perfil e suas principais funções. O processo metodológico do presente estudo constitui a pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando-se como estudo de caso, bem como a composição de referencial teórico sobre o tema, baseado nos estudos feitos por Domingues (2014); Lemos (2009); Lima (2007); Guerra (2009); Salvador (2000); Santos (2007); entre outros. Os resultados desse estudo apontaram que esse profissional é de extrema importância ao trabalho desenvolvido no ambiente escolar, vez que através desse profissional os professores receberão maior auxílio no desenvolvimento de suas atividades, nos processos de planejamento e formação continuada.