Resumo: O presente estudo tem como finalidade discutir como acontece a inclusão de uma criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA no contexto da educação infantil. Neste sentido, a proposta do trabalho é relatar uma pesquisa de campo em andamento, que tem como objetivo analisar como ocorre a inclusão de um aluno com diagnóstico Transtorno do Espectro Autista em uma escola de Educação Infantil, no município de Humberto de Campos no estado do Maranhão. Apresentando através de revisão de literatura, o percurso histórico sobre o transtorno do espectro autista; Refletindo sobre a inclusão de crianças com autismo na educação infantil; Verificando o papel do professor na perspectiva de incluir a criança com autismo no contexto da educação infantil. A metodologia utilizada nesta pesquisa será feira através de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio de revisão de literatura e análise das leituras feitas no sentido de compreender em uma conjuntura histórica e atual o TEA, a partir de autores como Montoan (2003), Gadia (2006), Cunha (2012), Orrú (2012), Mello (2004), entre outros. O procedimento metodológico da pesquisa no que se refere à problemática, caracteriza-se em conhecer quais as especificações e intervenções pedagógicas utilizadas com o autista, realizadas por meio de fundamentação teórica, seguida de observações na escola e entrevistas semiestruturadas com a professora e mãe do aluno.