SILVA, Maria Gomes Da Costa. O gênero poema no livro didático: análise e reflexão. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48108>. Acesso em: 04/11/2024 15:55
Com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, os gêneros textuais e/ou discursivos passaram a ocupar posição central no ensino de Língua Portuguesa. Do estudo dos “gêneros literários” para a “análise de gêneros” houve uma considerável evolução, mas também muitas discrepâncias. Segundo Bezerra (2017), ainda há “equívocos” no trabalho com os gêneros no âmbito da educação básica, os quais podem se refletir nos livros didáticos, principal ferramenta de apoio pedagógico dos professores, aspecto que merece atenção, análise e reflexão. Nesse contexto, este trabalho objetiva identificar de que forma se efetiva o estudo do gênero poema no livro Português: Linguagens (2015) do 8º ano do ensino fundamental. Baseamo-nos na teoria de gêneros de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) e Bezerra (2017); nos estudos dos gêneros literários propostos por Reiff e Bawarshi (2013), Stalloni (2007) e Moisés (2012); e na visão do poema no livro didático, segundo Pinheiro (2008). Para a realização da pesquisa, foram selecionados três poemas apresentados na primeira unidade da edição. Por meio da elaboração de uma tabela, foram identificados, primeiramente, os poemas a serem analisados; em seguida, descritos os propósitos utilizados para cada poema; e por fim, realizamos a análise e reflexão acerca das formas de abordagem do gênero, considerando as teorias linguísticas e literárias vigentes. Esperamos, então, possibilitar reflexão sobre a abordagem do gênero poema nos livros didáticos, mudança nas estratégias didáticas utilizadas pelos professores e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas no âmbito social e cultural dos estudantes.