Pouco se tem trabalhado nas salas de aulas as origens das rochas, e que tipo de rochas os alunos podem encontrar na sua região mais especificamente no seu convívio, no seu quintal por exemplo. Que tipo de ação foi sofrida até chegar ao seu formato atual encontrado, e a classificação a partir de sua composição química, estrutural ou sua textura, os alunos podem classificar essas rochas. O projeto de litoteca que tem seu significado (Lithos= rocha; + Teca= local de armazenamento), é um local de reserva e coleção de rochas, minerais e fósseis, tal como uma biblioteca ou uma mapoteca armazenam livros e mapas, respectivamente. A litoteca nas escolas, visa a organização, a preservação e a catalogação dos acervos minerais, rochas, e fósseis que tem total importância para a humanidade, que a cada descoberta feita, montamos um passado para melhorar o nosso futuro. Na litoteca os trabalhos com as diversas caraterísticas das rochas, minerais e minérios, são importantes para mostrar os alunos a diferenciação de cada um, por exemplo: Ígneas (ou magmáticas), metamórficas e sedimentares. Essa divisão tem como principal critério a forma pela qual elas se originaram, fazendo com que o aluno perceba que diferencia essa divisão entre a classificação das rochas, não está apenas nas suas origens. Com o trabalho e o ensino aprendizagem sobre as litotecas nas salas de aulas, iremos desenvolver com os alunos, a descrição, os diversos processos de formação, os processos modificadores, quais foram esses processos, a cor, a textura, e a estrutura, e sua datação.