Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ONLINE SEMIPRESENCIAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MONITORIA, VIDEOAULAS, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo é resultado do desenvolvimento de um Projeto de Monitoria Semipresencial com os estudantes das disciplinas de Matemática Básica I e Geometria Experimental e Gráfica no semestre letivo de 2018.1, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Procuramos aqui evidenciar as contribuições deste projeto para a aprendizagem dos estudantes nestes componentes curriculares. Esta pesquisa caracteriza-se quanto aos seus objetivos, como exploratória e enquadra-se numa abordagem tanto quantitativa como qualitativa. O Projeto de Monitoria Semipresencial desenvolveu-se na perspectiva EaDonline Semipresencial, uma vez que as aulas aconteciam em parte presencialmente e outra parte a distância, através das videoaulas elaboradas pelos monitores e disponibilizadas no site do projeto. Ao final do projeto foi aplicado um questionário onde foram analisados aspectos referentes às aulas presenciais e as videoaulas nos seguintes pontos: frequência dos estudantes nas aulas presenciais da monitoria; possíveis contribuições dessas aulas para a aprendizagem das disciplinas Matemática Básica I e Geometria Experimental e Gráfica e sugestões de contribuições para a melhoria das aulas de monitoria. Os dados obtidos no questionário evidenciaram que por meio da monitoria os estudantes conseguiram solucionar dúvidas referentes aos conteúdos matemáticos bem como um apoio nas resoluções das listas de exercícios. Porém, vale destacar que os mesmos sugeriram que para aprimorar a monitoria deveria ocorrer um aprofundamento dos conteúdos estudados, e que houvesse uma maior demanda tanto das aulas presenciais quanto das videoaulas.

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