Esta pesquisa fora realizada com os tutores a distância da Universidade Federal de Roraima, de modo a cooperar com a melhora da educação nesta modalidade no segundo semestre de 2017. Tem como objetivo analisar a atuação do tutor do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Roraima considerando a sua importância para a educação à distância. O estudo fora aplicado com um grupo de 9 tutores a distância da UAB/UFRR, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática à distância. Contudo, como a atuação do tutor da UAB da UFRR é importante no auxilio e na busca do conhecimento do cursista do curso de Licenciatura Plena em Matemática em Educação a Distância sendo este curso caracterizado de uma área das exatas? Quanto à natureza da pesquisa pode ser classificada como qualitativa, por meio do uso de questões abertas os tutores expressaram os seus conhecimentos, permitindo maior conhecimento do fenômeno estudado. No que se refere ao tipo de pesquisa, classificou-se como descritiva, pois foram descritas a atuação do tutor na UAB da UFRR, competências e valorização. A respeito dos procedimentos técnicos utilizados a pesquisas classificou-se como bibliográfica e estudo de caso. Como conclusão principal, o tutor assume um papel do maior protagonista na educação a distância e se faz indispensável uma formação específica neste campo. Para isso, o tutor precisa garantir a participação dos cursistas, cuidar e prover a existência de comunidades virtuais de aprendizagem, assegurando o bom desenvolvimento dos cursistas.