Este trabalho tem o objetivo de mostrar os Cantinhos Produtivos ou Pedagógicos, como uma alternativa para auxiliar o professor da Educação Infantil na organização dos espaços tornando-os ricos e estimulantes, e evidenciar a importância do planejamento desses espaços com intencionalidade e objetivos inerentes, de forma a dar voz a criança, tornando-a em um sujeito ativo, crítico e participativo. O estudo justificou-se após o estágio obrigatório na Educação Infantil, onde observamos que a escola escolhida tem a preocupação de organizar os espaços dando autonomia a criança e possibilitando a ela uma exploração ativa do ambiente. A instituição incentiva os professores sobre a importância de propiciar aos seus alunos, um ambiente que estimule diversas experiências de aprendizagem e de convívio social. Após o andamento do trabalho, concluímos que o espaço na Educação Infantil quando bem planejado, tem papel fundamental, devendo ser parte integrante do planejamento, contribuindo no desenvolvimento, reflexão e mediação da prática pedagógica por parte do professor, buscando um ensino que permita a aprendizagem das crianças, favorecendo um melhor desenvolvimento físico, cognitivo, social, e emocional das mesmas. As metodologias utilizadas foram, a pesquisa de revisão de literatura e de campo, e como instrumento para coleta de dados, utilizou-se de observação da realidade escolar. Verificou-se que a instituição acompanhada, possui de um amplo espaço para as crianças explorarem, assim, como, brinquedos e demais materiais pedagógicos. Além de, sempre buscar a inovação, ampliando suas possibilidades, suas concepções para permitir o uso independente, autônomo, crítico e criativo das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.