O processo de gestão escolar deve ser uma forma de participação que produz efeito permanente, envolve os diversos segmentos da comunidade escolar na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, nas decisões e na administração dos recursos da escola. Portanto este artigo aborda o tema da eleição de diretor escolar como um dos construtos que vêm contribuindo para exercício da gestão democrática da educação, possibilitando o envolvimento da comunidade no processo decisório sobre a organização e o funcionamento da escola. Estabelece uma discussão sobre as diferentes formas de provimento do cargo de diretor e suas implicações para o desempenho das atividades e o sucesso da escola, desvelando que a prática da eleição do diretor não garante o exercício da gestão democrática, na qual o comprometimento com o sucesso da instituição deve estar no centro das ações. Logo este estudo objetivou-se através de uma revisão bibliográfica discutir a importância da eleição democrática na gestão escolar; analisar e compreender os fatores que otimizam o processo de ingresso do gestor de forma democrática para o sucesso escolar. Teve como metodologia uma pesquisa bibliográfica, que utilizou a observação indireta, aonde o pesquisador apenas capta informações a respeito de objetos já pesquisados pela observação de terceiros. O estudo revelou que o processo de escolha e eleição do gestor escolar é algo que esta centrada ainda em conduta não democrática e, que esta escolha se dá de forma politicamente o que somente reforça o autoritarismo e a política do favoritismo distanciando o ambiente escolar da democratização. Portanto, isso só favorece para que ocorra o insucesso do ambiente escolar.