O presente estudo trata de um relato de experiência de um acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física, sobre o ensino do Futsal no Programa de Extensão "Laboratório Pedagógico de Saúde, Esporte e Lazer" (Escolinha do Departamento de Educação Física) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I. O programa é monitorado por professores em processo de formação em Educação Física e conta com modalidades esportivas, dentre elas o Futsal, como ferramentas de inclusão social, e atende crianças, jovens e adultos moradores de comunidades circunvizinhas do Campus I/UEPB. A importância desse trabalho justifica-se através da reflexão da prática pedagógica do professor em processo de formação, inserido na realidade social dos alunos e estimulado a refletir as capacidades educativas do futsal. Sabendo que o esporte pode ser uma das ferramentas da educação, e segundo Saviani (2003), a educação contribui para o processo de transformação social. Este trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre a experiência de práticas educativas do futsal desenvolvidas na Escolinha do Departamento de Educação Física, bem como, discutir sobre a capacidade do esporte como ferramenta de inclusão e as práticas educativas do futsal para professores de Educação Física.