Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS SOBRE POLÍTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO.

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, POLÍTICA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      avaliação, a partir de uma proposta pós-crítica. Educação, política e ensino são categorias\r\n
      indissociáveis. Criado durante o governo FHC e ampliado durante o governo Lula, o ENEM é\r\n
      proposto como uma forma de avaliar o ensino médio brasileiro; O que envolve tanto professores como\r\n
      alunos e escolas. Dentro das recentes discussões que envolvem o conhecimento holístico e a\r\n
      pedagogia pós-crítica, esta avaliação se compromete com a formação integral do ser, dialogando\r\n
      diretamente com conceitos políticos (que permeiam a educação) como cidadania, democracia e\r\n
      direitos humanos. Dessa forma, está pautado em uma proposta de currículo abrangente, mais\r\n
      humanista e menos tecnicista. Nessa perspectiva, este trabalho visa investigar o percurso e a\r\n
      adequação do processo de formação de professores, dentro das novas propostas que dialogam\r\n
      educação, política e democracia. Utilizando uma premissa do multiculturalismo, proposto como um\r\n
      viés de elaboração do exame, utilizamos os estudos de Stuart Hall, dialogando com autores\r\n
      especialistas na perspectiva pós-crítica, para a analisar a relação entre ENEM, política, avaliação e\r\n
      currículo. A pesquisa de campo foi feita através da aplicação do Enem Test, um questionário de\r\n
      questões abertas sobre a composição do exame nacional, que foi respondido por 5 professores do\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho insere-se nas pesquisas referentes à formação de professores, com a perspectiva de estudar o Exame Nacional do Ensino Médio e sua relação com a teoria do currículo e avaliação, a partir de uma proposta pós-crítica. Educação, política e ensino são categorias indissociáveis. Criado durante o governo FHC e ampliado durante o governo Lula, o ENEM é proposto como uma forma de avaliar o ensino médio brasileiro; O que envolve tanto professores como alunos e escolas. Dentro das recentes discussões que envolvem o conhecimento holístico e a pedagogia pós-crítica, esta avaliação se compromete com a formação integral do ser, dialogando diretamente com conceitos políticos (que permeiam a educação) como cidadania, democracia e direitos humanos. Dessa forma, está pautado em uma proposta de currículo abrangente, mais humanista e menos tecnicista. Nessa perspectiva, este trabalho visa investigar o percurso e a adequação do processo de formação de professores, dentro das novas propostas que dialogam educação, política e democracia. Utilizando uma premissa do multiculturalismo, proposto como um viés de elaboração do exame, utilizamos os estudos de Stuart Hall, dialogando com autores especialistas na perspectiva pós-crítica, para a analisar a relação entre ENEM, política, avaliação e currículo. A pesquisa de campo foi feita através da aplicação do Enem Test, um questionário de questões abertas sobre a composição do exame nacional, que foi respondido por 5 professores do ensino médio, de diferentes áreas do conhecimento, que atuam na rede pública de ensino de Pernambuco.

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