A pesquisa em andamento almeja averiguar e examinar os aspectos emocionais que alunos que são oriundos de lares adotivos tem e como estes influenciam no processo de aprendizagem dos mesmos. Em seu primeiro momento, foram feitas pesquisas bibliográficas para que houvesse um entendimento prévio sobre a temática e ao buscarmos na literatura obras que abordassem sobre adoção e aprendizagem foi percebida a escassez de trabalhos que traziam discussões a partir do ponto de vista da criança. Temos como objetivos identificar possíveis problemas cognitivos que são causados pela condição de adotado, compreender como a formação não biológica de um filho pode interferir na vivência dele diante da sociedade, entender como a escola age na quebra de preconceitos e relatar a importância da atuação da mesma na inserção desses alunos no contexto escolar. A pesquisa será realizada com crianças de até 13 anos de idade, juntamente com seus pais e professores, das escolas da cidade de Parnaíba-PI, onde serão colhidas as informações necessárias para a concretização da mesma. Após a coleta de dados que serão realizados com a entrevista e pesquisa bibliográfica, será feita a análise das mesmas e só então a elaboração do trabalho será concluída. Queremos com esse trabalho mostrar que a responsabilidade por qualquer tipo de dificuldade enfrentada pela criança, seja de origem emocional ou educacional, nada tem a ver com o fato da criança ser adotada ou não, pois sabemos que existem tantas outras causas que podem influenciar no aparecimento de dificuldades.