A tecnologia está sendo vista como o sinônimo de mudanças no que diz respeito a educação, mudança essa que envolve a prática docente, da centrada no professor tradicional, para a centrada nos alunos, de forma a atender os anseios e demandas de conhecimento. Portanto problematiza-se: como a tecnologia atua de forma efetiva no processo de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino? O objetivo desta pesquisa é mostrar a facilidade do processo de ensino e aprendizagem com o uso da tecnologia por parte dos docentes e discentes nas instituições de ensino. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica publicados em bibliotecas virtuais tais como como a Scielo. Para a realização da busca dos estudos utilizou-se os descritores Educação, Ensino e Tecnologia, organizados pelo operador booleano “AND”. Os resultados da pesquisa evidenciam que a tecnologia influencia no processo de ensino e aprendizagem, difundindo de forma rápida os assuntos que são de interesse de professor e alunos, permite que alunos perpassem as paredes das escolas e das universidades proporcionando a comunicação de pessoas, troca de informações, dados e pesquisas, servindo como local de encontro entre grupos de alunos para realização de trabalhos e momentos para sanar as dúvidas, porém os professores, ainda necessitam de mais treinamentos para o desenvolvimento das habilidades requeridas para o uso das tecnologias educacionais. Sendo assim percebe-se esta nova modalidade de ensino se faz necessários direcionamentos que levem o uso correto desta ferramenta, não tornando-a imprescindível para o aprendizado dos alunos