O presente trabalho é fruto de reflexões decorrentes dos estudos provocados na disciplina Epistemologia da Educação, proposta pelo Curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Pará-UEPA. O objetivo deste artigo é elucidar a necessidade da implantação do pensamento complexo, para o processo de aprendizagem do formador de professor, na abordagem transdisciplinar. Desse modo, tal proposta se apresenta como um dos grandes desafios que abarcam a formação e a atuação do professor ao adotá-la, que precisa considerar a diversidade de saberes, opiniões e contradições existentes na prática docente, a partir da reflexão crítica e dialógica, permitindo a construção de um novo olhar a respeito do conhecimento pedagógico, que favoreça a melhoria da qualidade da prática desenvolvida em sala de aula. O procedimento metodológico adotado para realizar esse trabalho foi o de revisão teórica. Para isso, foi consultado autores com célebre conhecimento como Morin (2000; 2010; 2012) Freire (2000; 2017) Pimenta (2002), Moraes (2008), dentre outros.