VILLAMAGNA, Maíra Rodrigues et al.. Geodésica sustentável: um estudo multidisciplinar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47530>. Acesso em: 22/12/2024 18:05
Este artigo relata o projeto de extensão em andamento realizado pelos alunos do curso de edificações do IFPB, campus Patos, sendo caracterizado por uma integração entre a teoria e a prática, onde busca-se implantar uma horta comunitária juntamente com uma estufa em formato de cúpula geodésica em escolas públicas, com parceria da Secretaria de Educação de Patos-PB. Com o objetivo de conscientização de uma alimentação mais saudável, a preservação ambiental por meio de construção de projetos sustentáveis, além de incentivar o trabalho em equipe e melhorar o interesse e desempenho em disciplinas como matemática e biologia. O projeto visa resignar práticas didático-pedagógicas, trabalhando dessa maneira a reflexão sobre a alimentação nas escolas e a dificuldade de alunos em matérias exatas, como a Matemática, buscando por meio de aulas práticas, onde serão feitos os cálculos necessários para se construir a estufa Geodésica e a horta, complementando os currículos regulares e os temas transversais e interdisciplinares, criando assim uma espécie de laboratório prático para aulas. Diante da escassez de recursos em escolas públicas do município, que refletem negativamente na alimentação e aprendizagem dos alunos desses colégios, além de um baixo índice de aprendizagem matemática, justifica-se assim a necessidade de implantação desse projeto nos colégios que permite oferecer noções básicas sobre os Poliedros de Platão, que são a base da confecção de uma Cúpula Geodésica, uma das estruturas mais sustentáveis e resistentes, com um baixo custo para sua realização, pois utiliza-se apenas materiais recicláveis, oferecendo suporte tanto prático quanto teórico em matemática e biologia.