Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEODÉSICA SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO MULTIDISCIPLINAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo relata o projeto de extensão em andamento realizado pelos alunos do curso de edificações do IFPB, campus Patos, sendo caracterizado por uma integração entre a teoria e a prática, onde busca-se implantar uma horta comunitária juntamente com uma estufa em formato de cúpula geodésica em escolas públicas, com parceria da Secretaria de Educação de Patos-PB. Com o objetivo de conscientização de uma alimentação mais saudável, a preservação ambiental por meio de construção de projetos sustentáveis, além de incentivar o trabalho em equipe e melhorar o interesse e desempenho em disciplinas como matemática e biologia. O projeto visa resignar práticas didático-pedagógicas, trabalhando dessa maneira a reflexão sobre a alimentação nas escolas e a dificuldade de alunos em matérias exatas, como a Matemática, buscando por meio de aulas práticas, onde serão feitos os cálculos necessários para se construir a estufa Geodésica e a horta, complementando os currículos regulares e os temas transversais e interdisciplinares, criando assim uma espécie de laboratório prático para aulas. Diante da escassez de recursos em escolas públicas do município, que refletem negativamente na alimentação e aprendizagem dos alunos desses colégios, além de um baixo índice de aprendizagem matemática, justifica-se assim a necessidade de implantação desse projeto nos colégios que permite oferecer noções básicas sobre os Poliedros de Platão, que são a base da confecção de uma Cúpula Geodésica, uma das estruturas mais sustentáveis e resistentes, com um baixo custo para sua realização, pois utiliza-se apenas materiais recicláveis, oferecendo suporte tanto prático quanto teórico em matemática e biologia.

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