O presente trabalho refere-se à produção textual escrita em um livro didático do ensino médio a partir de seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004). Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva realizada no livro Português Linguagens (2013), volume único, de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. A pesquisa é qualitativa, e por isso, buscamos responder ao seguinte questionamento: “Qual(is) a(s) concepção(es) de escrita que subjaz(em) o ensino da produção escrita no ensino médio?” e elegemos como objetivo a extração das propostas de produção escrita do livro didático, bem como a identificação das concepções que as perpassam. Objetivamos também refletir sobre os objetivos do ensino da escrita, a fim de saber como eles cooperam para o fortalecimento desta prática em alunos de ensino médio. As propostas de produção textual extraídas do livro foram analisadas a partir das seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004): habilidade, criatividade, processo, gênero, prática social e discurso sociopolítico. Fundamentam este trabalho as contribuições autores como Ivanic (2004), Antunes (2003), Marcuschi (2001; 2008), Koch e Elias (2014; 2015) e outros. Comprovamos, ao final, que as propostas podem ser compreendidas como parte importante do processo de aprendizagem da língua por meio da exploração de atividades que englobam conhecimentos de gênero, processo, habilidade, criatividade e uso social da língua. Essas concepções possibilitam ao aluno um estudo da língua aplicado às diversas situações comunicativas, que são explorados através do ensino da produção escrita.