O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações da educação étnico-raciais na série de desenhos animados Mundo Bita ancorado na semiologia. A abordagem lançará olhos mais atentos ao Mundo Bita em relação ao protagonismo, ao pertencimento e ao empoderamento dos personagens nos 65 episódios, divididos em sete volumes. A delimitação do corpus foi feita com base na análise qualitativa, buscando observar o imagético, imagens e áudios que se relacionam com educação informal, educação sem intencionalidade, após análise da série identificamos que as cenas são variadas e baseadas no cotidiano, ou seja, a natureza, o fundo do mar, brincadeiras na rua. Também alguns cenários como o lar, crianças escovando os dentes, utilizando o banheiro e tudo isso baseado na ludicidade, além de observarmos as brincadeiras fora do ambiente do lar, jogo de futebol e a escola. Não obstante, as diversões como bicicleta, skate e patins não escaparam do olhar semiológico onde se encontram distinções nas relações étnico-raciais. O Mundo Bita tem como um público alvo crianças até seis anos, porém verificamos através de pesquisas no YouTube, na parte dos comentários, que o público do Mundo Bita é muito mais diversificado.