O ensino de genética na educação básica tem sido um dos grandes desafios na aprendizagem em biologia na atualidade. Os avanços da ciência, articulados ao desenvolvimento tecnológico e as publicações científicas em diversos ambientes de mídia contribuem para essa realidade. Tal cenário tem suscitado intervenções pedagógicas que permitam o envolvimento, a motivação e a interatividade entre os estudantes e o professor, mas sobretudo, a apropriação de conhecimentos no ambiente escolar. Neste trabalho são colocadas duas abordagens pedagógicas com vistas ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de genética no ensino médio. A primeira traz um modelo didático Cromossomos Reciclados, explorado por meio de uma oficina que permite trabalhar os conceitos de alelos, genótipo, fenótipo, lócus, cromátides, crossing-over, homozigose, heterozigose, dominância, recessividade, ou ainda simular cruzamentos genéticos, além de possibilitar correção em distorções conceituais. A segunda envolve a produção de um aplicativo de jogo educativo utilizando plataforma virtual Construct 2, para auxiliar os estudantes a consolidar os conceitos fundamentais de genética na perspectiva da aprendizagem significativa. Ambas com a participação ativa dos estudantes na medida em que se envolvem com o conhecimento. Desse modo, utilizar um modelo didático como simulador concreto prático, para trabalhar conceitos de genética ligados a um aplicativo de jogo virtual interativo, prevê viabilizar expectativas de aprendizagens que promovam competências e habilidades aos estudantes.