Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48460
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4618
    "inscrito_id" => 5990
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => """
      Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado das atividades e vivências\r\n
      realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado II – Gestão Educacional,\r\n
      do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O\r\n
      estágio em gestão educacional busca inserir os estudantes no espaço da gestão das\r\n
      escolas a partir de estudos avaliativos sobre as práticas vivenciadas na gestão escolar\r\n
      em seus diferentes contextos. A atividade de estágio foi realizada na Escola Estadual de\r\n
      Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, na cidade de Cuité de\r\n
      Mamanguape-PB. Nessa experiência, através da observação, da pesquisa documental e\r\n
      da aplicação de questionário ao diretor, coordenador pedagógico, professores e\r\n
      funcionários de apoio, foi possível conhecer o trabalho realizado pela Gestão. O\r\n
      trabalho procura destacar os desafios encontrados no cotidiano da instituição escolar,\r\n
      ressaltando a importância de uma gestão participativa e democrática na busca de um\r\n
      trabalho articulado com a comunidade escolar. Busca, também, entender o papel da\r\n
      gestão escolar na realidade observada, especialmente em relação às especificidades de\r\n
      cada função para efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.\r\n
      Evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também\r\n
      influencia de forma significativa a formação cidadã do aluno. Como aporte teórico, as\r\n
      discussões se fundamentaram na visão de autores como: Libâneo, Oliveira e Toschi\r\n
      (2010), Freire (2001), Gadotti e Romão (2004), Placco e Almeida (2010), que discutem\r\n
      sobre: a importância da gestão participativa e democrática; o reconhecimento do papel\r\n
      de cada membro da escola para a concretização do processo de ensino e aprendizagem;\r\n
      os desafios encontrados pela gestão no âmbito educacional e a relevância do papel do\r\n
      coordenador pedagógico como mediador da relação\r\n
      professor/aluno/gestor/comunidade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5990_17092018232742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE"
    "autor_email" => "dayane.ribeiro.10@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48460
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4618
    "inscrito_id" => 5990
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => """
      Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado das atividades e vivências\r\n
      realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado II – Gestão Educacional,\r\n
      do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O\r\n
      estágio em gestão educacional busca inserir os estudantes no espaço da gestão das\r\n
      escolas a partir de estudos avaliativos sobre as práticas vivenciadas na gestão escolar\r\n
      em seus diferentes contextos. A atividade de estágio foi realizada na Escola Estadual de\r\n
      Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, na cidade de Cuité de\r\n
      Mamanguape-PB. Nessa experiência, através da observação, da pesquisa documental e\r\n
      da aplicação de questionário ao diretor, coordenador pedagógico, professores e\r\n
      funcionários de apoio, foi possível conhecer o trabalho realizado pela Gestão. O\r\n
      trabalho procura destacar os desafios encontrados no cotidiano da instituição escolar,\r\n
      ressaltando a importância de uma gestão participativa e democrática na busca de um\r\n
      trabalho articulado com a comunidade escolar. Busca, também, entender o papel da\r\n
      gestão escolar na realidade observada, especialmente em relação às especificidades de\r\n
      cada função para efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.\r\n
      Evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também\r\n
      influencia de forma significativa a formação cidadã do aluno. Como aporte teórico, as\r\n
      discussões se fundamentaram na visão de autores como: Libâneo, Oliveira e Toschi\r\n
      (2010), Freire (2001), Gadotti e Romão (2004), Placco e Almeida (2010), que discutem\r\n
      sobre: a importância da gestão participativa e democrática; o reconhecimento do papel\r\n
      de cada membro da escola para a concretização do processo de ensino e aprendizagem;\r\n
      os desafios encontrados pela gestão no âmbito educacional e a relevância do papel do\r\n
      coordenador pedagógico como mediador da relação\r\n
      professor/aluno/gestor/comunidade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5990_17092018232742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE"
    "autor_email" => "dayane.ribeiro.10@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado das atividades e vivências realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado II – Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O estágio em gestão educacional busca inserir os estudantes no espaço da gestão das escolas a partir de estudos avaliativos sobre as práticas vivenciadas na gestão escolar em seus diferentes contextos. A atividade de estágio foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, na cidade de Cuité de Mamanguape-PB. Nessa experiência, através da observação, da pesquisa documental e da aplicação de questionário ao diretor, coordenador pedagógico, professores e funcionários de apoio, foi possível conhecer o trabalho realizado pela Gestão. O trabalho procura destacar os desafios encontrados no cotidiano da instituição escolar, ressaltando a importância de uma gestão participativa e democrática na busca de um trabalho articulado com a comunidade escolar. Busca, também, entender o papel da gestão escolar na realidade observada, especialmente em relação às especificidades de cada função para efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação cidadã do aluno. Como aporte teórico, as discussões se fundamentaram na visão de autores como: Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), Freire (2001), Gadotti e Romão (2004), Placco e Almeida (2010), que discutem sobre: a importância da gestão participativa e democrática; o reconhecimento do papel de cada membro da escola para a concretização do processo de ensino e aprendizagem; os desafios encontrados pela gestão no âmbito educacional e a relevância do papel do coordenador pedagógico como mediador da relação professor/aluno/gestor/comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.