“A configuração dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Híbrida” é o tema deste trabalho. Partiu-se do problema de que este modelo de Educação ainda não didaticamente utilizado em sala de aula. A pesquisa, financiada pelo PROIC/UnB/FAP, tem como finalidade analisar o Ensino Híbrido, sua importância e sua função para a sociedade e os processos de ensino e aprendizagem que configuram esta prática. A metodologia de base qualitativa, se muniu de pesquisa bibliográfica e de aplicação de questionário no formato de um formulário online, disponibilizado no Google Drive. Foram respondidos 15 questionários possibilitando uma interação entre a pesquisadora e os estudantes da Pós-Graduação em Educação da UnB, lócus da pesquisa. Os estudantes pesquisados eram cursistas da disciplina Docência do Ensino Superior que serviu de suporte para coleta de dados que atenderam os objetivos desta pesquisa. O referencial teórico pautou em Bacich; Neto e Trevissani (2015), Harasim (2005), Moran (2015), dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que a Educação Híbrida é uma realidade na contemporaneidade, embora foram constatados alguns negativos, mas fortemente voltados para o aprender. No que se refere ao ensino constata-se que houve inserção deste modelo tendo em vista que a prática docente se apresenta mediadora, o que deixa espaço para inserção do hibridismo tecnológico. Mas, há ainda muito o que se investigar para não se correr o risco do trabalho docente perder o seu protagonismo.