A presente reflexão trata-se de um fragmento do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Cientifica e Popularização das Ciências. O estudo visa dar uma nova contribuição para o debate que se vem desenvolvendo, em volta do papel da articulação entre História e Epistemologia da Ciência na Educação Científica. Trata-se de uma reflexão em recorte de cunho teórico conceitual que versa sobre a necessidade de incorporação de estudos concernentes a Construção Epistemológica do Conhecimento Científico no Ensino de Ciências, em cursos de formação de professores, como contributo subsídio para o atendimento dos pressupostos da Educação Científica. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é: encontrar respaldo na Epistemologia Bachelardiana para desvelar os potenciais contributos da articulação dos saberes correlatos, a História e Epistemologia da Ciência, na formação de professores como um caminho factível para promoção da Educação Científica. E para tal, a metodologia empregada foi o diálogo hermenêutico nos moldes propostos por Gadamer (1997), como abordagem compreensiva de saberes relacionais. A reflexão elucidada a partir do estudo nos permitiu concluir que: os estudos em História e Epistemologia da Ciência, fornecem elementos que permitem reflexões mais profundas sobre a atividade científica, enfraquecendo consideravelmente o mito das verdades definitivas e do empirismo lógico-positivista, e frisam o caráter eminentemente humano do conhecimento enquanto construção, sendo de indiscutível importância sua apropriação na formação de professores de ciências.