PEREGRINO, Giselly Dos Santos. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49360>. Acesso em: 04/11/2024 19:39
A questão deste artigo é como o aluno surdo experiencia o preconceito contra si. Objetivou-se compreender o fenômeno, conceituando-o, identificando suas percepções e experiências, analisando como os estudantes surdos percebem esse processo e contribuindo para uma educação contra o preconceito. Atravessam este estudo diferentes perspectivas sobre o conceito, desde Gordon Allport a Hannah Arendt. Os participantes deste estudo foram cinco alunos surdos adultos utentes da Língua de Sinais Brasileira. Entrevistas semiestruturadas foram ancoradas na abordagem sócio-histórica e partiram de um roteiro norteador, tendo sido realizadas no ano de 2013. Concluiu-se que estudantes surdos têm dificuldades para perceber o preconceito por não compartilharem a língua com o sujeito preconceituoso e, ao mesmo tempo, conseguem apreender o fenômeno por meio de formações imaginárias e inferências.