O presente artigo visa relatar práticas avaliativas de Competências e Habilidades Textuais de Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assistidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no período 2017.1. Assim, o Relatório Diagnóstico Cognitivo (RDC) I, no intento de diagnosticar e avaliar as competências e habilidades textuais do 4º ano “B” da Unidade Escolar Epitácio Alves Pamplona, atestou a não proficiência adequada das mesmas. Com isso, a partir da geração e avaliação de dados, dos níveis de leitura e escrita, foi possível propor estratégias específicas e reorientar o planejamento de ações didáticas. Assim, os RDCs, atestaram uma melhoria na maioria das competências avaliadas, ao comparar o RDC I com o último Relatório: RDC II. Portanto, os RDCs demonstram credibilidade potencial quanto metodologia de acompanhamento e avaliação das atividades de Extensão, realizadas pelo PIBID-Pedagogia. Os Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Epitácio Alves, escola da Rede Pública Municipal da cidade de São Raimundo Nonato, apresentaram, de acordo com os RDCs, melhora nos níveis de Competências e Habilidades Textuais para o referido Ciclo. Porém, mesmo com os Alunos apresentando melhoria nas Competências e Habilidades, as referidas não apresentam um nivelamento de “Proficiência Total”, adequados ao Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.