No âmbito educacional, a atualização entre teoria e prática para professores já formados em atuação, encontra, na metodologia da formação continuada, um recurso oportuno. Nesta pesquisa, relatamos um trabalho de formação desenvolvido com um grupo de professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Itumbiara, tendo, como ponto de partida, as dificuldades que estes apresentaram no ensino de produção escrita. O objetivo deste material é a discussão e a proposição de ideias para a ruptura de paradigmas relacionados às aulas de produção de texto. Após as reflexões realizadas mediante leituras embasadas em autores como Cancionilla Janzkovski, Telma Ferraz Leal, Artur Gomes de Morais, dentre outros, em que foram abordados temas acerca da preparação para a escrita e a revisão textual, foi apresentada uma sequência didática para a concretização da teoria estudada. Com esta pesquisa, pôde-se concluir que a formação contribuiu para romper com barreiras ainda predominantes nas aulas de produção de texto, bem como nos momentos de correção, a fim de propiciar ao aluno a escrita de textos com sentido e significado.