Resumo:
Este artigo apresenta uma discussão sobre os limites e possibilidades da formação continuada para os professores que atuam na educação básica. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, apoiando-se na analise documental para fundamentar nossas discussões, realizando para tanto a análise do discurso com a finalidade de identificar o que está presente nos discursos estudados e analisados. Apresentamos uma reflexão sobre o que expõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e questões referentes à formação continuada destes profissionais. Trazemos também a forma como a rede de ensino de Caruaru busca estratégias para negligenciar o direito da licença remunerada para realização de cursos de formação continuada Lato Senso ou Stricto Senso. O que demonstra uma falta de reconhecimento ou de interesse em investir no poder transformador do desenvolvimento profissional, conceito apresentado no decorrer do texto, onde explicitamos que não se caracteriza apenas pela formação continuada. Desse modo, acreditamos que muitos fatores contribuem para uma educação de qualidade, não atribuímos apenas à formação esse mérito, mas enfatizamos a sua importância para a constituição profissional dos docentes.