A contaminação ambiental ocasionada pelo homem devido ao descarte inadequado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma problemática presente na sociedade moderna, pois a presença desses materiais no meio ambiente pode alterar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Sendo assim, é de fundamental importância que tal temática seja trabalhada em sala de aula, visando despertar nos educandos uma conscientização a respeito dessa adversidade. Nesse sentido, foi desenvolvida uma práxis com uma turma do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Cabedelo, com o intuito de conscientizá-los sobre o descarte correto dos RSU. A pesquisa amparou-se nas metodologias qualitativa e participante. E, visando um processo de ensino e aprendizagem diversificado, algumas ferramentas didáticas foram utilizadas no desenvolvimento das aulas, como, a experimentação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a contextualização; tais recursos foram fundamentais para facilitar a construção desse processo educacional. Portanto, a propositura de ensino descrita demonstrou-se eficiente, pois foi possível averiguar condições propícias de aprendizagem a todos os estudantes e, ainda, estes conseguiram refletir criticamente sobre a temática trabalhada, ao relacionar o saber científico com a cotidianidade.