AS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS TRANSVERSAIS OBSERVADAS EM DOCENTES DO PROJETO “CONECTE-SE, SENTINDO PENSANDO E AGINDO”.
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No decorrer do triênio- 2015 a 2018, observaram-se o desenvolvimento de relações saudáveis, melhora no clima emocional da escola, no entanto como isto se deu no tocante aos docentes, visto que o educador emocional deve ter em mente este constante aprender a sentir e a ser, devendo educar-se socioemocionalmente, as competências que foram observadas, através da metodologia da pesquisa-ação, usando instrumentos – observação, rodas de conversa, escuta ativa, relatos. Inicialmente as competências socioemocionais gerais: autoconhecimento, autogestão, tomada de decisão responsável, empatia. Entretanto a habilidade de estabelecer à confiança, o vínculo com o educando, a competência para resgatar as emoções no exercício do autoconhecimento, a competência do observador pelo olhar acolhedor e a competência do ser reflexivo e recíproco a fim de exercitar as competências gerais em si e no estudante. Foram relatadas como possíveis competências para o educador emocional." 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