Resumo: Estamos vivendo em um mundo de informações rápidas, de relações automáticas e sem vínculo, de uma educação baseada em resultados de provas externas - ENEM, SAEB, PISA, de padronização do ensino, o que pode acarretar em relações entre docentes e discentes baseadas tão somente nos resultados a serem alcançados, na função cognitiva, a formação integral do ser vem surgindo em documentos legais, no BNCC, nas competências gerais do ensino fundamental. Diante do exposto o projeto: Conecte-se , sentindo, pensando e agindo, trouxe a professores de uma Escola de Referencia em Ensino Médio em Olinda - PE, a possibilidade de relacionar-se de forma diversa com seus estudantes. No decorrer do triênio- 2015 a 2018, observaram-se o desenvolvimento de relações saudáveis, melhora no clima emocional da escola, no entanto como isto se deu no tocante aos docentes, visto que o educador emocional deve ter em mente este constante aprender a sentir e a ser, devendo educar-se socioemocionalmente, as competências que foram observadas, através da metodologia da pesquisa-ação, usando instrumentos – observação, rodas de conversa, escuta ativa, relatos. Inicialmente as competências socioemocionais gerais: autoconhecimento, autogestão, tomada de decisão responsável, empatia. Entretanto a habilidade de estabelecer à confiança, o vínculo com o educando, a competência para resgatar as emoções no exercício do autoconhecimento, a competência do observador pelo olhar acolhedor e a competência do ser reflexivo e recíproco a fim de exercitar as competências gerais em si e no estudante. Foram relatadas como possíveis competências para o educador emocional.