O presente relato, apresenta uma das experiências didático-pedagógica do Projeto de Extensão “Cinema e Educação Histórica no Ensino Fundamental” (PROEX-UEPB), cota 2017-2018, realizada entre os meses de março e abril de 2018, com alunos do 8º e 9º anos, na E. M. E. F. M. Nossa Senhora do Rosário, localizada na Cidade de Campina Grande-PB, na qual foi suscitado o tema “A violência doméstica e familiar contra a mulher, relações abusivas produzidas por reflexos de uma cultura machista”, a partir do filme “A Mulher do Pastor” (dir. Norma Bailey, 2011). Fizeram parte da experiência a seleção, edição e exibição do filme, confecção de roteiros de sensibilização à temática e discussão, bem como de atividades escritas, metodologia inerente ao projeto supracitado. Nessa perspectiva, através das discussões apresentadas nesse artigo, será apresentada as ações realizadas na Escola, bem como a análise das produções realizadas pelos alunos, a partir das produções textuais realizadas em sala, momento posterior a apresentação do filme. Desse modo, considerando o filme como documento histórico e os avanços que possibilitaram seu uso como recurso didático, podemos afirmar que o uso de obras fílmicas no contexto educacional contribui qualitativamente para a dinamização das práticas de ensino e apreensão dos conteúdos por parte dos alunos, como poderemos observar no decorrer deste artigo.