A EJA educação de jovens e adultos trata-se de uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que ultrapassaram a idade no ensino regular, seguido as diretrizes curriculares de ensino básico, este estudo retrata uma realidade na Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada na cidade de Tibau-Rn. O princípio da investigação tange quanto aos problemas no despertar satisfação em estar em sala de aula e inserir-se no processo de aprendizagem por parte do aluno. A partir do diagnóstico do estágio foi perceptível que o Ensino extremamente tradicional não aparentava atratividade e curiosidade ao aluno naquela realidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Mediante a observação fez-se necessário pensar em metodologias inovadores que pudessem estimular a permanência e satisfação dos alunos em sala, assim como a efetividade positiva da aprendizagem. Na construção do cenário em prol de uma melhoria da realidade a partir das ideais construtivistas promovendo por sua vez a o equilíbrio entre o pensamento e sua vivência na produção de um novo conceito a partir da mediação entre aluno e professor. A realidade investigada tramita por uma perspectiva complexa, porém com uma aparente modificação pouco a pouco. Outras perspectivas de ensino aprendizagem foram sendo implantadas e efetuadas na prática de ensino como o uso de músicas, imagens e trabalho em equipe foram de suma excelência para que os alunos se mantivessem em sala, efetuando as atividades com empenho e determinação.