Resumo: A inclusão do aluno surdo no ensino regular vem sendo um assunto debatido por causar controvérsias. Alguns defendem a ideia de que o aluno surdo deve ser inserido em escolas para surdos (especializadas) até o final do ensino fundamental, tendo como base a proposta bilíngue, no intuito que esse sujeito saia com habilidade em sua primeira língua, a Língua Brasileira de Sinais e em sua segunda língua, o Português. Outros acreditam que a melhor opção é a inserção do aluno surdo em escolas regulares, participando do processo de inclusão, já que terão contato diariamente com alunos ouvintes e assim partilham e compartilham experiências entre as duas comunidades, como acontece no cotidiano social. Porém, o grande questionamento que norteia os debates da área está atrelado às questões de preparação do ambiente escolar para receber os sujeitos surdos, bem como as questões metodologias que os educadores precisam ajustar para atender a pessoa surda. Sem dúvida esses questionamentos são inquietantes e que nos despertam diversas indagações. Desta forma, esse artigo traz como propósito a reflexão sobre as problemáticas existentes, que ao discorrer do presente trabalho serão debatidas e desveladas.