RESUMO
O Estágio caracteriza-se como uma importante ferramenta na formação dos professores. Abrindo possibilidades para o futuro professor compreender as situações vivenciadas e observadas nas escolas. O presente artigo objetiva apresentar a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores de Geografia, levando em consideração as relações teoria e prática. Tendo como procedimentos metodológicos: acompanhamento de atividades desenvolvidas na sala de aula; b) observações participantes; c) regências nas turmas de ensino fundamental e médio; e d) entrevistas com discentes e docentes. Assim, conclui-se que o estágio possibilita uma real efetivação Teoria versus Prática. Pode-se perceber que as aulas acontecem de forma diferente entre os níveis de fundamental e médio. Faz-se necessário entender que nem tudo o que vemos nas “paredes do universo acadêmico”, pode-se, efetivamente, colocar-se em prática no universo escolar. Assim, ressalva-se que a escola não é modelo, nem lugar de aplicar técnicas prontas; é indispensável enquadrar nossas metodologias ao ambiente que comumente iremos nos deparar.