A educação da pessoa com deficiência visual, com perda total ou com baixa visão é possível na escola regular pública e privada de ensino em todos os níveis, mas desde que sejam ofertados os meios primordiais para a promoção da independência e autonomia. A pessoa com deficiência visual que se insere no ensino regular e não apresenta conceitos e práticas assimilados como: domínio do espaço, de locomoção e principalmente de orientação, certamente terá maior dificuldade em se adaptar a uma escola regular e ser parte do processo de uma educação inclusiva. O objetivo geral de analisar a inclusão da orientação e mobilidade na grade curricular dos alunos com Deficiência Visual. Quanto aos fins, a pesquisa terá abordagem mista, qualitativa e quantitativa descritiva com questionário estruturado com mais ênfase no significado do que na frequência do fato. A População e Amostra com pessoas com deficiência visual provenientes de escolas regulares. Para avaliar se a orientação e mobilidade é mais um recurso eficaz para a independência da pessoa com deficiência visual no ambiente escolar e social. Como conclusão a inclusão do atendimento de orientação e mobilidade na grade curricular de ensino dos alunos com deficiência visual na escola regular, pretende-se verificar se a orientação e mobilidade como um atendimento específico facilita o processo de inclusão escolar e social promovendo assim o sucesso pessoal, social e acadêmico da pessoa com deficiência visual.