O presente trabalho visa refletir sobre a música e a educação musical como parte de um projeto educativo e que deve ser entendida como um direito de todas as pessoas. A prática do ensino da música deve ser estendida a todos os estudantes, entendemos que o ensino de Música precisa ser integrado ao projeto político-pedagógico das escolas que, de um modo geral, têm atribuído, em suas ações educativas, papel secundário à música no processo formativo dos estudantes. A obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica nas escolas públicas a partir da lei 11.769/2008 tem sido alvo de muitas pesquisas entre os educadores atuantes na área. Nas considerações ressaltamos a importância de compreender o que a música representa para os alunos, uma excelente forma de aprendizado, bem como a atitude dos profissionais da educação frente às possibilidades e desafios encontrados na prática pedagógica devem ser positivos. Acreditamos também que além da formação e profissionalização de professores especialistas em educação musical, a busca constante por práticas acadêmicas focadas no ensino da música, pesquisas constantes que possibilitem a produção de material didático para o ensino de música na escola e em outros espaços educativos, também são necessário que haja uma divulgação maior das pesquisas e trabalhos desenvolvidos na área para que cheguem ao alcance de todas as escolas fortalecendo o debate e as reflexões neste campo de conhecimento.