A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46135 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 5934 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "A abordagem da gestão escolar democrática está presente em todas as legislações educacionais brasileiras. Observamos a primeira menção a este tema na Constituição Federal de 1988 tendo maiores desdobramentos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação. Objetivando que tais legislações fossem cumpridas, os gestores escolares, responsáveis primários acerca do cumprimento da gestão de forma democrática, observaram a necessidade de buscar ferramentas de planejamento que subsidiassem a construção de seus planos de gestão, organizando suas atividades cotidianas e pautando a conjectura das atividades que desenvolveriam com a participação dos sujeitos que constituem a escola. Para que tal objetivo fosse alcançado, a ferramenta do planejamento participativo se tornou imprescindível uma vez que reunir variados grupos que compõem a escola tencionando refletir sobre de que forma sua gestão será desenvolvida é parte fundamental do processo de gestão democrática. Desta forma, observamos nesse artigo, embasado na literatura sobre o assunto, na prática vivenciada pela autora e na observação crítica das escolas da atualidade, de que forma o Planejamento Participativo, enquanto uma ferramenta, pode auxiliar os gestores escolares a organizar seu cotidiano desejando construir seus processos de gestão de forma democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO PÚBLICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID5934_20082018134519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISI DOS SANTOS NICOLAU" "autor_nome_curto" => "GEISI" "autor_email" => "geisisnicolau@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46135 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 5934 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "A abordagem da gestão escolar democrática está presente em todas as legislações educacionais brasileiras. Observamos a primeira menção a este tema na Constituição Federal de 1988 tendo maiores desdobramentos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação. Objetivando que tais legislações fossem cumpridas, os gestores escolares, responsáveis primários acerca do cumprimento da gestão de forma democrática, observaram a necessidade de buscar ferramentas de planejamento que subsidiassem a construção de seus planos de gestão, organizando suas atividades cotidianas e pautando a conjectura das atividades que desenvolveriam com a participação dos sujeitos que constituem a escola. Para que tal objetivo fosse alcançado, a ferramenta do planejamento participativo se tornou imprescindível uma vez que reunir variados grupos que compõem a escola tencionando refletir sobre de que forma sua gestão será desenvolvida é parte fundamental do processo de gestão democrática. Desta forma, observamos nesse artigo, embasado na literatura sobre o assunto, na prática vivenciada pela autora e na observação crítica das escolas da atualidade, de que forma o Planejamento Participativo, enquanto uma ferramenta, pode auxiliar os gestores escolares a organizar seu cotidiano desejando construir seus processos de gestão de forma democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO PÚBLICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID5934_20082018134519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISI DOS SANTOS NICOLAU" "autor_nome_curto" => "GEISI" "autor_email" => "geisisnicolau@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }