Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CÁLCULO RENAL

Palavra-chaves: MODELOS DIDÁTICOS, BIOLOGIA, APRENDIZAGEM, CÁLCULO RENAL Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47881
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3257
    "inscrito_id" => 8404
    "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CÁLCULO RENAL"
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado com intuito de abordar a aprendizagem de uma maneira mais lúdica foi aplicado em sala de aula no curso de licenciatura Ciências Biológicas o modelo foi desenvolvido por discentes os quais abordaram diferentes doenças com uso de modelos didáticos sobre as mesmas, visando tornar a troca de conhecimentos mais dinâmicas. Foi elaborado um modelo didático sobre a doença crônica cálculo renal que é muito comum e tem atingido cada vez mais um grande número de pessoas, no modelo foi representado um rim saudável e outro rim com a doença onde os cálculos renais foram colocados em diferentes locais e os alunos puderam observar de maneira concreta o que é a doença, o que ela forma, locais que podem ser afetados pela mesma, além de observar anatomia dos rins tanto saudável quanto o com a doença podendo ressaltar a grande diferença entre os mesmos. O uso do modelo didático é uma alternativa, pois em escolas públicas na maioria das vezes a realidade é que não há laboratórios, devido á isso o professor acaba buscando recursos por conta própria fazendo modelos, levando jogos entre outros, pois o uso desses recursos auxilia uma vez que os conteúdos de ciências e biologia na maioria das vezes acabem sendo de difícil compreensão. Ao fim do trabalho através de questionários os alunos ressaltaram que o uso do modelo foi muito importante para compreensão da doença facilitando entender a mesma, a aprendizagem foi mais ampla e conseguiu atingir á todos as alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, BIOLOGIA, APRENDIZAGEM, CÁLCULO RENAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8404_12092018120032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA NECKEL "
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA NECKEL "
    "autor_email" => "kassy1296@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPR- INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PALMAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47881
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3257
    "inscrito_id" => 8404
    "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CÁLCULO RENAL"
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado com intuito de abordar a aprendizagem de uma maneira mais lúdica foi aplicado em sala de aula no curso de licenciatura Ciências Biológicas o modelo foi desenvolvido por discentes os quais abordaram diferentes doenças com uso de modelos didáticos sobre as mesmas, visando tornar a troca de conhecimentos mais dinâmicas. Foi elaborado um modelo didático sobre a doença crônica cálculo renal que é muito comum e tem atingido cada vez mais um grande número de pessoas, no modelo foi representado um rim saudável e outro rim com a doença onde os cálculos renais foram colocados em diferentes locais e os alunos puderam observar de maneira concreta o que é a doença, o que ela forma, locais que podem ser afetados pela mesma, além de observar anatomia dos rins tanto saudável quanto o com a doença podendo ressaltar a grande diferença entre os mesmos. O uso do modelo didático é uma alternativa, pois em escolas públicas na maioria das vezes a realidade é que não há laboratórios, devido á isso o professor acaba buscando recursos por conta própria fazendo modelos, levando jogos entre outros, pois o uso desses recursos auxilia uma vez que os conteúdos de ciências e biologia na maioria das vezes acabem sendo de difícil compreensão. Ao fim do trabalho através de questionários os alunos ressaltaram que o uso do modelo foi muito importante para compreensão da doença facilitando entender a mesma, a aprendizagem foi mais ampla e conseguiu atingir á todos as alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, BIOLOGIA, APRENDIZAGEM, CÁLCULO RENAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8404_12092018120032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA NECKEL "
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA NECKEL "
    "autor_email" => "kassy1296@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPR- INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PALMAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho foi realizado com intuito de abordar a aprendizagem de uma maneira mais lúdica foi aplicado em sala de aula no curso de licenciatura Ciências Biológicas o modelo foi desenvolvido por discentes os quais abordaram diferentes doenças com uso de modelos didáticos sobre as mesmas, visando tornar a troca de conhecimentos mais dinâmicas. Foi elaborado um modelo didático sobre a doença crônica cálculo renal que é muito comum e tem atingido cada vez mais um grande número de pessoas, no modelo foi representado um rim saudável e outro rim com a doença onde os cálculos renais foram colocados em diferentes locais e os alunos puderam observar de maneira concreta o que é a doença, o que ela forma, locais que podem ser afetados pela mesma, além de observar anatomia dos rins tanto saudável quanto o com a doença podendo ressaltar a grande diferença entre os mesmos. O uso do modelo didático é uma alternativa, pois em escolas públicas na maioria das vezes a realidade é que não há laboratórios, devido á isso o professor acaba buscando recursos por conta própria fazendo modelos, levando jogos entre outros, pois o uso desses recursos auxilia uma vez que os conteúdos de ciências e biologia na maioria das vezes acabem sendo de difícil compreensão. Ao fim do trabalho através de questionários os alunos ressaltaram que o uso do modelo foi muito importante para compreensão da doença facilitando entender a mesma, a aprendizagem foi mais ampla e conseguiu atingir á todos as alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.