, Cássianeckel. Modelos didáticos para ensino de ciências e biologia: cálculo renal. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47881>. Acesso em: 04/11/2024 15:04
O presente trabalho foi realizado com intuito de abordar a aprendizagem de uma maneira mais lúdica foi aplicado em sala de aula no curso de licenciatura Ciências Biológicas o modelo foi desenvolvido por discentes os quais abordaram diferentes doenças com uso de modelos didáticos sobre as mesmas, visando tornar a troca de conhecimentos mais dinâmicas. Foi elaborado um modelo didático sobre a doença crônica cálculo renal que é muito comum e tem atingido cada vez mais um grande número de pessoas, no modelo foi representado um rim saudável e outro rim com a doença onde os cálculos renais foram colocados em diferentes locais e os alunos puderam observar de maneira concreta o que é a doença, o que ela forma, locais que podem ser afetados pela mesma, além de observar anatomia dos rins tanto saudável quanto o com a doença podendo ressaltar a grande diferença entre os mesmos. O uso do modelo didático é uma alternativa, pois em escolas públicas na maioria das vezes a realidade é que não há laboratórios, devido á isso o professor acaba buscando recursos por conta própria fazendo modelos, levando jogos entre outros, pois o uso desses recursos auxilia uma vez que os conteúdos de ciências e biologia na maioria das vezes acabem sendo de difícil compreensão. Ao fim do trabalho através de questionários os alunos ressaltaram que o uso do modelo foi muito importante para compreensão da doença facilitando entender a mesma, a aprendizagem foi mais ampla e conseguiu atingir á todos as alunos.