Por vezes estudantes têm a sensação de que um determinado teorema ou teoria matemática surgiu como num “passe de mágica”, uma mulher ou um homem com uma mente brilhante tem um momento de “epifania matemática” e num instante concebe sua descoberta. Conhecer, ao menos um pouco, a história da matemática pode ajudar os estudantes a entenderem que, de forma geral, os conceitos e resultados da matemática não nascem prontos/acabados nas mentes de seus propositores. Os conceitos matemáticos passam por processos e evoluem ao longo do tempo. Não é diferente com a ideia do número zero. Este número-algarismo nem sempre existiu e, desde que surgiu, nem sempre teve o entendimento que se tem hoje. O mesmo se pode dizer da (proibição à) divisão por zero. No início dos anos 2000 o cientista da computação James Anderson propôs um sistema onde a divisão por zero é permitida, chamado de conjunto dos números transreais. O presente autor tem ministrado disciplinas optativas sobre essa nova teoria nas licenciaturas em matemática e em física. Este trabalho fala sobre a importância de se conhecer a história da matemática para melhor entender o desenvolvimento de uma nova teoria. Em particular, o trabalho trata do surgimento do zero como número, as principais menções à (não) divisão por zero na história da matemática e sobre o surgimento dos números transreais.