A Genética é uma área de estudo dentro das Ciências Biológicas, que busca explicar diversos conceitos e fenômenos relacionados à Biologia. Contudo, por ser um ramo de estudo que apresenta grande complexidade e está sempre em constante descoberta de novos conceitos, é uma área do Ensino que os alunos possuem dificuldade de acompanhamento e assimilação. Em vista disso, o processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de genética vem sendo discutido ao longo do tempo, a fim de tentar minimizar as dificuldades de muitos estudantes do Ensino Médio. Embasado nisso, o objetivo geral da pesquisa é investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos do 3º Ano do Ensino Médio nos conteúdos de Genética na disciplina de Biologia assim como analisar a opinião dos mesmos se com a utilização de recursos didáticos ajudaria ou não na apropriação dos conteúdos e se há a utilização dos mesmos pelo professor. O trabalho é resultado de uma pesquisa de campo e foi executada em uma Escola Estadual localizada na cidade de Parnaíba/PI, sendo a população pesquisada alunos do 3° ano do Ensino Médio com os quais foi aplicado um questionário para obtenção dos dados, que foram analisados e comparados entre os membros do mesmo grupo. Foi possível concluir que os estudantes apresentam dificuldade no ensino de genética embora tenham um nível de interesse considerável e em todas as turmas avaliadas concordaram que recursos didáticos podem contribuir para aprendizagem dos conteúdos de genética.