O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento adequado, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos, principalmente em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. A utilidade completa dos alimentos é uma alternativa capaz de propiciar às pessoas um melhor consumo nutricional, melhoria da economia relacionada aos alimentos e a relação ecológica entre o homem e o meio ambiente em que vive, uma vez que o aproveitamento tem como consequência a redução do lixo. O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo nas aulas de Ciências de forma contextualizada sobre o Reaproveitamento de alimentos com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Presidente Vargas, no município de Sumé – PB, como uma forma de sensibilizar a prática para melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente. A pesquisa foi realizada no período de junho a agosto de 2018, através de aulas expositivas e discursivas, com 34 alunos, na faixa etária entre 13 a 15 anos, no momento das aulas de Ciências, sendo conduzida em três momentos. O primeiro momento foi realizado as aulas expositivas. No segundo momento, os alunos em grupos fizeram uma pesquisa sobre os 02 (dois) alimentos sorteados para reaproveitamento, elaborando receitas e uma cartilha. No terceiro momento, aplicou-se um questionário semiestruturado, individualmente, para obter informações sobre o assunto estudado. Os resultados comprovaram que o estudo relacionado ao “Reaproveitamento de alimentos” foi bastante aceito e significativo, 95% confirmaram que as receitas produzidas estavam excelentes/boas. Todos os alunos (34) responderam que o aproveitamento das sobras de alimentos, como talos, cascas, raízes, sementes seria importante para o reaproveitamento, onde 30 alunos (88%) concordaram em reutilizá-los na merenda escolar e 04 alunos (12%) discordaram da sugestão. No questionário, 32 alunos (94%) assinalaram reduzir o desperdício de alimentos, 08 alunos (23%) beneficiar o planeta, 04 alunos (12%) uma segurança alimentar, 02 alunos (6%) uma forma de fazer compostagem, onde todos os alunos (34) responderam que a forma como foi trabalhada em grupo o tema “Reaproveitando os alimentos” ajudou a esclarecer sobre o assunto. Conclui-se que o estudo sobre o Reaproveitamento de alimentos de maneira contextualizada, durante as aulas de Ciências, melhora o ensino-aprendizagem, sendo um fator significativo para que haja futuros pesquisadores, na busca de melhoria para a qualidade vida, tanto social, assim como, no meio ambiente.