A presente pesquisa teve como problema central analisar se a formação acadêmica dos docentes das escolas municipais dos bairros Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, localizados no Rio de Janeiro, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, atende às demandas educacionais dos alunos que possuem TDAH. Para alcançar esse objetivo geral, o estudo foi estruturado em uma abordagem quali-quantitativa através de um estudo de campo em dez escolas municipais localizadas nos referidos bairros. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário com vinte perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado a cinquenta docentes voluntários que lecionam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. O embasamento teórico se deu através de conceitos relativos à educação inclusiva, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), educação continuada e capacitação docente. Através dos resultados obtidos, pôde-se avaliar a formação acadêmica dos docentes, identificar seus conhecimentos sobre TDAH, discutir se os voluntários conseguem perceber os alunos que possuem TDAH e, verificar se desenvolvem alguma metodologia específica para atender às demandas desses alunos. Conclui-se que a maioria dos voluntários não apresenta capacitação necessária para atenderem aos alunos que possuem TDAH.