Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“EMPODERE-SE! A HISTÓRIA TE FEZ FORTE!” CONSTRUINDO OS SABERES SOBRE GÊNERO NA ESCOLA

Palavra-chaves: GÊNERO, EDUCAÇÃO, ESCOLA Pôster (PO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49354
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3152
    "inscrito_id" => 8272
    "titulo" => """
      “EMPODERE-SE! A HISTÓRIA TE FEZ FORTE!”\r\n
      CONSTRUINDO OS SABERES SOBRE GÊNERO NA ESCOLA
      """
    "resumo" => "Nos últimos tempos a sociedade sofreu grandes transformações e uma delas foi a direção diferenciada de olhares quanto ao papel da mulher. Diante de tantos discursos sobre a representação do feminino na história, vê-se a necessidade de trabalhar com a análise desses discursos dos séculos passados, propagados pelo meio social, e seus reflexos nos dias atuais. Construir uma identidade cidadã consciente sobre a construção da representação feminina atual e entender os aspectos culturais e políticos que influenciaram essa representação. O referido trabalho foi realizado na Escola Cidadã Integral Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, nas turmas de Ensino Médio, oferecida em disciplina eletiva, na cidade de Campina Grande – PB. Objetivou-se despertar a sensibilidade, o prazer pela leitura e a identificação da importância da mulher no contexto social, levando o educando a refletir sobre a temática ligada à história. O desenvolvimento desta ação pedagógica ocorreu no primeiro semestre de 2018 através da leitura de vários textos e análises de discursos sobre a mulher existentes na história. Nessa perspectiva, a partir de pesquisas, compreendemos como em diferentes momentos históricos a sociedade enxergava o comportamento feminino e criava representações para as mulheres, assim, transformando em uma desigualdade de gênero presente na cultura. O projeto obteve como resultado a produção e exposição de um ato político na escola, caracterizado por uma apresentação de um texto narrado e interpretado pelos alunos, despertando sensibilização e reflexão do público em geral acerca do preconceito de gênero na história. Um convite para combater a discriminação de gênero na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA7_ID8272_11092018094543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AQUILA SARTORI MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "AQUILA SARTORI MESQUITA"
    "autor_email" => "quinhaa.sartori@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49354
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3152
    "inscrito_id" => 8272
    "titulo" => """
      “EMPODERE-SE! A HISTÓRIA TE FEZ FORTE!”\r\n
      CONSTRUINDO OS SABERES SOBRE GÊNERO NA ESCOLA
      """
    "resumo" => "Nos últimos tempos a sociedade sofreu grandes transformações e uma delas foi a direção diferenciada de olhares quanto ao papel da mulher. Diante de tantos discursos sobre a representação do feminino na história, vê-se a necessidade de trabalhar com a análise desses discursos dos séculos passados, propagados pelo meio social, e seus reflexos nos dias atuais. Construir uma identidade cidadã consciente sobre a construção da representação feminina atual e entender os aspectos culturais e políticos que influenciaram essa representação. O referido trabalho foi realizado na Escola Cidadã Integral Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, nas turmas de Ensino Médio, oferecida em disciplina eletiva, na cidade de Campina Grande – PB. Objetivou-se despertar a sensibilidade, o prazer pela leitura e a identificação da importância da mulher no contexto social, levando o educando a refletir sobre a temática ligada à história. O desenvolvimento desta ação pedagógica ocorreu no primeiro semestre de 2018 através da leitura de vários textos e análises de discursos sobre a mulher existentes na história. Nessa perspectiva, a partir de pesquisas, compreendemos como em diferentes momentos históricos a sociedade enxergava o comportamento feminino e criava representações para as mulheres, assim, transformando em uma desigualdade de gênero presente na cultura. O projeto obteve como resultado a produção e exposição de um ato político na escola, caracterizado por uma apresentação de um texto narrado e interpretado pelos alunos, despertando sensibilização e reflexão do público em geral acerca do preconceito de gênero na história. Um convite para combater a discriminação de gênero na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA7_ID8272_11092018094543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AQUILA SARTORI MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "AQUILA SARTORI MESQUITA"
    "autor_email" => "quinhaa.sartori@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nos últimos tempos a sociedade sofreu grandes transformações e uma delas foi a direção diferenciada de olhares quanto ao papel da mulher. Diante de tantos discursos sobre a representação do feminino na história, vê-se a necessidade de trabalhar com a análise desses discursos dos séculos passados, propagados pelo meio social, e seus reflexos nos dias atuais. Construir uma identidade cidadã consciente sobre a construção da representação feminina atual e entender os aspectos culturais e políticos que influenciaram essa representação. O referido trabalho foi realizado na Escola Cidadã Integral Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, nas turmas de Ensino Médio, oferecida em disciplina eletiva, na cidade de Campina Grande – PB. Objetivou-se despertar a sensibilidade, o prazer pela leitura e a identificação da importância da mulher no contexto social, levando o educando a refletir sobre a temática ligada à história. O desenvolvimento desta ação pedagógica ocorreu no primeiro semestre de 2018 através da leitura de vários textos e análises de discursos sobre a mulher existentes na história. Nessa perspectiva, a partir de pesquisas, compreendemos como em diferentes momentos históricos a sociedade enxergava o comportamento feminino e criava representações para as mulheres, assim, transformando em uma desigualdade de gênero presente na cultura. O projeto obteve como resultado a produção e exposição de um ato político na escola, caracterizado por uma apresentação de um texto narrado e interpretado pelos alunos, despertando sensibilização e reflexão do público em geral acerca do preconceito de gênero na história. Um convite para combater a discriminação de gênero na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.