MESQUITA, Aquila Sartori et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49354>. Acesso em: 04/11/2024 15:55
Nos últimos tempos a sociedade sofreu grandes transformações e uma delas foi a direção diferenciada de olhares quanto ao papel da mulher. Diante de tantos discursos sobre a representação do feminino na história, vê-se a necessidade de trabalhar com a análise desses discursos dos séculos passados, propagados pelo meio social, e seus reflexos nos dias atuais. Construir uma identidade cidadã consciente sobre a construção da representação feminina atual e entender os aspectos culturais e políticos que influenciaram essa representação. O referido trabalho foi realizado na Escola Cidadã Integral Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, nas turmas de Ensino Médio, oferecida em disciplina eletiva, na cidade de Campina Grande – PB. Objetivou-se despertar a sensibilidade, o prazer pela leitura e a identificação da importância da mulher no contexto social, levando o educando a refletir sobre a temática ligada à história. O desenvolvimento desta ação pedagógica ocorreu no primeiro semestre de 2018 através da leitura de vários textos e análises de discursos sobre a mulher existentes na história. Nessa perspectiva, a partir de pesquisas, compreendemos como em diferentes momentos históricos a sociedade enxergava o comportamento feminino e criava representações para as mulheres, assim, transformando em uma desigualdade de gênero presente na cultura. O projeto obteve como resultado a produção e exposição de um ato político na escola, caracterizado por uma apresentação de um texto narrado e interpretado pelos alunos, despertando sensibilização e reflexão do público em geral acerca do preconceito de gênero na história. Um convite para combater a discriminação de gênero na escola.