Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DO SOBE E DESCE COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: JOGO MATEMÁTICO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48129
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 688
    "inscrito_id" => 6650
    "titulo" => "O JOGO DO SOBE E DESCE COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo, realizada em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola da zona rural do município de São Sebastião-AL, utilizando o Jogo do Sobe e Desce como um recurso metodológico nas aulas de matemática, para tratar dos conteúdos de Adição e Subtração de Números Naturais. Dessa forma, o jogo matemático é uma tendência pedagógica utilizada para contribuir no processo de aprendizagem dos alunos, a partir de sua aplicação nos conteúdos matemáticos. Esse trabalho foi embasado nos estudos de Huizinga (1990), Grando (2000), Santos e Souza (2018), D’Ambrósio (1989), Richit, Farias e Faria  (2016) e Silva (1998). A partir das leituras das publicações dos autores houve clareza no sentido de que o jogo matemático proporciona um desenvolvimento significativo na aprendizagem dos alunos e que esta é uma atividade de caráter lúdico que envolve a participação dos estudantes e proporciona momentos de alegria. O objetivo da pesquisa foi examinar o Jogo do Sobe e Desce como um instrumento metodológico nas aulas do 2° ano do Ensino Fundamental. Assim, verificou-se que este jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo matemático nos anos iniciais do ensino fundamental; destacando-se, desta maneira, que o jogo é um instrumento metodológico importante nas aulas de matemática.\r\n
      Palavras-chave: Jogo matemático, metodologia, ensino, aprendizagem, tendências.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6650_17082018095108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA JUVINO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandajuvino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48129
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 688
    "inscrito_id" => 6650
    "titulo" => "O JOGO DO SOBE E DESCE COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo, realizada em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola da zona rural do município de São Sebastião-AL, utilizando o Jogo do Sobe e Desce como um recurso metodológico nas aulas de matemática, para tratar dos conteúdos de Adição e Subtração de Números Naturais. Dessa forma, o jogo matemático é uma tendência pedagógica utilizada para contribuir no processo de aprendizagem dos alunos, a partir de sua aplicação nos conteúdos matemáticos. Esse trabalho foi embasado nos estudos de Huizinga (1990), Grando (2000), Santos e Souza (2018), D’Ambrósio (1989), Richit, Farias e Faria  (2016) e Silva (1998). A partir das leituras das publicações dos autores houve clareza no sentido de que o jogo matemático proporciona um desenvolvimento significativo na aprendizagem dos alunos e que esta é uma atividade de caráter lúdico que envolve a participação dos estudantes e proporciona momentos de alegria. O objetivo da pesquisa foi examinar o Jogo do Sobe e Desce como um instrumento metodológico nas aulas do 2° ano do Ensino Fundamental. Assim, verificou-se que este jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo matemático nos anos iniciais do ensino fundamental; destacando-se, desta maneira, que o jogo é um instrumento metodológico importante nas aulas de matemática.\r\n
      Palavras-chave: Jogo matemático, metodologia, ensino, aprendizagem, tendências.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6650_17082018095108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA JUVINO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandajuvino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo, realizada em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola da zona rural do município de São Sebastião-AL, utilizando o Jogo do Sobe e Desce como um recurso metodológico nas aulas de matemática, para tratar dos conteúdos de Adição e Subtração de Números Naturais. Dessa forma, o jogo matemático é uma tendência pedagógica utilizada para contribuir no processo de aprendizagem dos alunos, a partir de sua aplicação nos conteúdos matemáticos. Esse trabalho foi embasado nos estudos de Huizinga (1990), Grando (2000), Santos e Souza (2018), D’Ambrósio (1989), Richit, Farias e Faria (2016) e Silva (1998). A partir das leituras das publicações dos autores houve clareza no sentido de que o jogo matemático proporciona um desenvolvimento significativo na aprendizagem dos alunos e que esta é uma atividade de caráter lúdico que envolve a participação dos estudantes e proporciona momentos de alegria. O objetivo da pesquisa foi examinar o Jogo do Sobe e Desce como um instrumento metodológico nas aulas do 2° ano do Ensino Fundamental. Assim, verificou-se que este jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo matemático nos anos iniciais do ensino fundamental; destacando-se, desta maneira, que o jogo é um instrumento metodológico importante nas aulas de matemática. Palavras-chave: Jogo matemático, metodologia, ensino, aprendizagem, tendências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.