As IST se apresentam relevantes no contexto da saúde pública, principalmente pelos desdobramentos que podem decorrer delas. Tendo em vista a importância de tratar deste tema, temos que é na adolescência onde mais se deve desconstruir tabus e disseminar informações sobre IST, para que estes possam se descobrir de forma segura, tomando decisões conscientes e acertadas pautadas nos conhecimentos científicos. Para tanto, se faz necessário trabalhar as IST dentro de nossas escolas também, pois assim o estudante contará com a mediação do professor, como os documentos oficiais norteiam. Assim, este trabalho foi realizado nos moldes da pesquisa qualitativa e visou avaliar quais as práticas metodológicas utilizadas em duas escolas públicas do interior de Pernambuco. Utilizou-se de questionário semiestruturado vinculado on-line, aplicado aos docentes, este foi analisado com base em três critérios estabelecidos pelas pesquisadoras. Obtivemos uma visam geral de que os sujeitos da pesquisa trabalham o tema em suas aulas, reconhecem o importância de faze-lo e buscam usar metodologias que auxiliem os estudantes a uma manutenção da boa saúde, pautada em uma visão complexa do pensamento. Outro ponto percebido em análise, foi a utilização do livro didático como fonte principal de informações e a junção de práticas alternativas com aulas expositivas dialogadas.