A EAD é um modelo de educação em expansão, que entre outras possibilidades, oportuniza
qualificação superior para aquelas pessoas que por inúmeros motivos não podem deslocar-se todos os
dias para a universidade na modalidade presencial em outros municípios, cidades e até mesmo países.
Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo, analisar as percepções de um grupo de alunos sobre
a(s) contribuição(es) do polo da Universidade Aberta do Brasil do município de Itapipoca-CE para a
formação superior à distância do município e região. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa e
de cunho exploratório. Os dados foram coletados a partir de um questionário aberto contendo duas (2)
questões, que foram respondidas por um grupo de 30 alunos do curso de administração pública da
Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao Polo da Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB),
cursistas do quarto (4º) período. Os resultados encontrados, neste estudo, evidenciam que o polo UAB
tem contribuído para a formação superior dos indivíduos que o acessam. De forma específica, a
modalidade de ensino a distância para o curso explorado, tem sido relevante principalmente em
questões práticas, como, facilitando o tempo de estudo de quem trabalha, custo benefício e
mobilidade, elementos citados pelos sujeitos participantes do estudo.