ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47262 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3089 "inscrito_id" => 6944 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo fala do Projeto de Extensão “Ensino e Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” apresentando que apesar do conhecimento matemático ser considerado, pela maioria dos alunos, como difícil de ser aprendido devido a forma como ele é ensinado e também pela postura rígida do professor diante dos mesmos, porém há alunos que gostam da disciplina de matemática. O projeto aqui apresentado, foi um projeto macro que tinha dois Planos de Trabalho – Plano de Trabalho 1 da Bolsista e Plano de Trabalho 2 da Bolsista Voluntária. Estes orientavam as atividades que deveriam ser desenvolvidas ao longo do projeto macro. Como referencial teórico, apresenta-se os autores estudados: Ernesto Rosa (1996) e Piaget (2009), mas dar vez ao PCN de Matemática (1997) e à BNCC (2017). A metodologia, primeiramente, foi de cunho bibliográfico e foi aplicado em uma escola pública municipal que é pouco assistida pelo governo. Então, no projeto de extensão, buscou-se a metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados se deu a partir de questionário semiaberto e da observação em sala de aula. As atividades de intervenção, infelizmente, foram apenas planejadas. Assim, este artigo pretende contribuir na formação, principalmente, dos futuros docente de Pedagogia que ainda tem receio e dificuldades de ensinar os conceitos matemáticos às crianças, mas também está voltado para os docentes que já atuam na escola pública da rede municipal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROJETO, ENSINO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6944_10092018230755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILCIANE COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "DILCIANE COSTA" "autor_email" => "dilciane_2014@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47262 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3089 "inscrito_id" => 6944 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo fala do Projeto de Extensão “Ensino e Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” apresentando que apesar do conhecimento matemático ser considerado, pela maioria dos alunos, como difícil de ser aprendido devido a forma como ele é ensinado e também pela postura rígida do professor diante dos mesmos, porém há alunos que gostam da disciplina de matemática. O projeto aqui apresentado, foi um projeto macro que tinha dois Planos de Trabalho – Plano de Trabalho 1 da Bolsista e Plano de Trabalho 2 da Bolsista Voluntária. Estes orientavam as atividades que deveriam ser desenvolvidas ao longo do projeto macro. Como referencial teórico, apresenta-se os autores estudados: Ernesto Rosa (1996) e Piaget (2009), mas dar vez ao PCN de Matemática (1997) e à BNCC (2017). A metodologia, primeiramente, foi de cunho bibliográfico e foi aplicado em uma escola pública municipal que é pouco assistida pelo governo. Então, no projeto de extensão, buscou-se a metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados se deu a partir de questionário semiaberto e da observação em sala de aula. As atividades de intervenção, infelizmente, foram apenas planejadas. Assim, este artigo pretende contribuir na formação, principalmente, dos futuros docente de Pedagogia que ainda tem receio e dificuldades de ensinar os conceitos matemáticos às crianças, mas também está voltado para os docentes que já atuam na escola pública da rede municipal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROJETO, ENSINO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6944_10092018230755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILCIANE COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "DILCIANE COSTA" "autor_email" => "dilciane_2014@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }