Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEÚDOS CURRICULARES DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: GARANTIA DE UM CUIDADO DE QUALIDADE

Palavra-chaves: ENFERMAGEM, RELACIONAMENTO INTERPESSOALL, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46805
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2783
    "inscrito_id" => 2174
    "titulo" => "CONTEÚDOS CURRICULARES DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: GARANTIA DE UM CUIDADO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "Trata-se se de estudo documental, descritivo e de abordagem qualitativa com objetivo de descrever o panorama brasileiro sobre o ensino de conteúdos de Relacionamento Interpessoal em cursos de graduação em Enfermagem. Foram selecionadas 283 instituições de ensino superior brasileiras para composição da amostra. Os resultados apontaram uma realidade preocupante em que somente 0,5% da carga horária total pesquisada era voltada exclusivamente ao ensino de conteúdos voltados ao Relacionamento Interpessoal. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de que haja uma profunda reflexão acerca do perfil de enfermeiro desejado e as mudanças curriculares necessárias a fim de atingí-lo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, RELACIONAMENTO INTERPESSOALL, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2174_10092018171953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ADÃO SCHIAVON"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL SCHIAVON"
    "autor_email" => "isabel.schiavon@ifsudeste"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46805
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2783
    "inscrito_id" => 2174
    "titulo" => "CONTEÚDOS CURRICULARES DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: GARANTIA DE UM CUIDADO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "Trata-se se de estudo documental, descritivo e de abordagem qualitativa com objetivo de descrever o panorama brasileiro sobre o ensino de conteúdos de Relacionamento Interpessoal em cursos de graduação em Enfermagem. Foram selecionadas 283 instituições de ensino superior brasileiras para composição da amostra. Os resultados apontaram uma realidade preocupante em que somente 0,5% da carga horária total pesquisada era voltada exclusivamente ao ensino de conteúdos voltados ao Relacionamento Interpessoal. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de que haja uma profunda reflexão acerca do perfil de enfermeiro desejado e as mudanças curriculares necessárias a fim de atingí-lo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, RELACIONAMENTO INTERPESSOALL, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2174_10092018171953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ADÃO SCHIAVON"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL SCHIAVON"
    "autor_email" => "isabel.schiavon@ifsudeste"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Trata-se se de estudo documental, descritivo e de abordagem qualitativa com objetivo de descrever o panorama brasileiro sobre o ensino de conteúdos de Relacionamento Interpessoal em cursos de graduação em Enfermagem. Foram selecionadas 283 instituições de ensino superior brasileiras para composição da amostra. Os resultados apontaram uma realidade preocupante em que somente 0,5% da carga horária total pesquisada era voltada exclusivamente ao ensino de conteúdos voltados ao Relacionamento Interpessoal. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de que haja uma profunda reflexão acerca do perfil de enfermeiro desejado e as mudanças curriculares necessárias a fim de atingí-lo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.